A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou no dia 08/06/2017 a Instrução CVM 586, alterando a Instrução CVM 480, que versa sobre registro de emissores de valores mobiliários admitidos à negociação em mercados regulamentados. A principal mudança decorrente da Instrução CVM 586 é a incorporação junto à CVM 480 do dever das companhias abertas de divulgar informações de práticas de Governança Corporativa, esclarecendo e explicando aos investidores o seu grau de aderência aos mecanismos existentes de forma consistente. Dentre as mudanças ocorridas com essa nova instrução, foram alterados ou incluídos, entre outros, os seguintes artigos:

  • Art. 21. Inciso XIV – Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas. ”: Com a incorporação da Instrução 586, foram inclusos ao conjunto de documentos que o emissor deve enviar à CVM, por meio eletrônico, os informes sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa das companhias abertas.
  • Art. 25. Inciso IX – se houver, parecer ou relatório de comitê de auditoria que trate das demonstrações financeiras, ainda que tal comitê não seja estatutário.”: Determina que, juntamente com a entrega das demonstrações financeiras à CVM pelo emissor, poderão ser inclusos pareceres ou relatórios adicionais, mesmo que o comitê não seja estatutário.
  • Art. 29. Ao final de cada trimestre, a diretoria fará elaborar o formulário de informações trimestrais – ITR, documento eletrônico que deve ser: (…) § 1º O formulário de informações trimestrais – ITR deve ser acompanhado de: I – relatório de revisão especial, emitido por auditor independente registrado na CVM; e II – declaração dos diretores nos termos dos incisos V e VI do § 1º do art. 25 desta Instrução. ”: Os impactos serão direcionados diretamente para as empresas de capital aberto submetidas às normas da CVM e afetarão suas práticas de governança corporativa.

Fonte: Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

AUTOR:

Luiz Gasparelo

Luiz Gasparelo juntou-se a Britech em 2011 e é responsável pelas vendas de ponta, desenvolvimento de negócios e gestão de relacionamento com o cliente. Luiz tem 20 anos de experiência nos mercados financeiros brasileiros, aplicando a sua experiência empresarial para o desenvolvimento de produtos e implementação no Bradesco, YMF, a Datasul e TOTVS.

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